Sonovue - Informações sobre o Remédio

Fabricante: Bracco Imaging

Princípio ativo: Atenolol e Atenolol

Classe Terapêutica: Produtos Para Ultra-Sonografia

Requer Receita: Sim

Tipo de Receita: Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)

Categoria: Testes E Diagnósticos e

Especialidade:

PDF: Bula do remédio Sonovue em PDF

Bula do Medicamento Sonovue

Sonovue, para o que é indicado e para o que serve?
SonoVue® é um meio de contraste destinado para auxiliar o diagnóstico em ecografias de vasos sanguíneos e tecidos do corpo.
SonoVue® é um meio de contraste que reflete as ondas de ultrassom dos tecidos do corpo e melhora a imagem do exame ecográfico. Isto ajuda que o seu médico identifique a parte do corpo ou do vaso sanguíneo e possa observar qualquer anormalidade que exista. SonoVue® pode ser utilizado para imagens das câmaras cardíacas, para imagens de grandes vasos sanguíneos e para avaliar lesões na mama e no
Este medicamento é apenas para uso em diagnóstico.
Quais as contraindicações do Sonovue?

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que tem alergia (hipersensibilidade) ao hexafluoreto de enxofre ou a qualquer um dos seus componentes ou para pacientes que tiveram:

{ "tag": "UL", "list": [ "Desvios direita esquerda do coração;", "Hipertensão pulmonar grave;", "Hipertensão não controlada;", "Síndrome de dificuldade respiratória do adulto." ] }
Informe seu médico se você teve alguma reação alérgica no passado com o SonoVue® ou com qualquer outro meio de contraste utilizado em ultrassom.
Como o Sonovue funciona?
SonoVue® é uma dispersão que contém milhões de pequenas bolhas (microbolhas). Cada uma destas bolhas é menor que um glóbulo vermelho do sangue. As bolhas atuam como refletoras da onda de ultrassom e proporcionam um melhor eco que o dos tecidos do corpo.
Como usar o Sonovue?

Diluente

Solução de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%).
Após a reconstituição, SonoVue® é uma dispersão branca, leitosa e homogênea. Quando for observada a presença de partículas sólidas ou a dispersão não estiver homogênea, o produto deve ser rejeitado.
Uma vez reconstituído, conforme as instruções, 1 mL da dispersão resultante da reconstituição contém 8 μL de hexafluoreto de enxofre em microbolhas, equivalente a 45 μg.
Após a reconstituição, a dispersão de SonoVue® deve ser administrada por até seis horas.
Se SonoVue® não for utilizado imediatamente após a reconstituição, a dispersão de microbolhas deve ser novamente agitada antes da sua aspiração para a seringa.
SonoVue® deve ser administrado por via intravenosa, geralmente em uma veia do braço. A quantidade administrada depende da parte do corpo a ser examinada. A dose usual é de 2 ou 2,4 mL da dispersão. Esta dose pode ser repetida.
O limite máximo diário de administração é de 4,8 mL. A equipe médica que monitora o exame fará a administração da injeção de SonoVue®. A dose é a mesma tanto em adultos quanto em idosos; no entanto, SonoVue® não deve ser administrado a pacientes com idade inferior a 18 anos.
O paciente deve ser monitorado durante pelo menos 30 minutos após a administração de SonoVue®.
O frasco é destinado para um único exame. No final do exame, qualquer volume remanescente não utilizado deve ser descartado.
Consulte o seu médico se tiver qualquer outra dúvida sobre a utilização deste produto.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Quais cuidados devo ter ao usar o Sonovue?

Caso você tenha que realizar uma ecocardiografia em estresse, informe seu médico se nos últimos 2 dias você teve:

{ "tag": "UL", "list": [ "Episódios de angina repetida e/ou frequente ou ", "Alterações eletrocardiográficas recentes." ] }
Durante a ecocardiografiacontrastada com SonoVue® com um estresse farmacológico, o ECG (eletrocardiograma) e a pressão arterial deverão ser cuidadosamente monitorados.

Informe seu médico se você tem qualquer uma das seguintes condições:

{ "tag": "UL", "list": [ "Síndrome coronária aguda recente ou doença isquêmica cardíaca clinicamente instável incluindo:<ul>", "Enfarte do miocárdio ou intervenção arterial coronária;", "Angina ou dor no peito, insuficiência cardíaca ou alterações graves do ritmo cardíaco;", "Alterações recentes do eletrocardiograma, e dos resultados dos exames laboratoriais ou clínicos;", "Insuficiência pulmonar grave e falta de ar;", "Doença neurológica instável, ventilação respiratória assistida, endocardite aguda, válvulas cardíacas artificiais, inflamação sistêmica aguda e/ou ", "Enfarte do miocárdio que tenha ocorrido ou que esteja a ocorrer, angina de repouso típica nos&nbsp;últimos 7 dias, agravamento significativo dos sintomas cardíacos nos últimos 7 dias, intervenção arterial coronária recente ou outros fatores sugestivos de instabilidade clínica (por exemplo: alteração recente do ECG e dos resultados dos exames laboratoriais ou clínicos), insuficiência cardíaca aguda, insuficiência cardíaca de classe III e IV ou alterações graves do ritmo cardíaco pois podem ocorrer nestes pacientes reações do tipo alérgica e/ou vasodilatadoras que podem colocar a vida em risco.</ul></li>" ] }

Gravidez e lactação

SonoVue® não foi estudado em mulheres grávidas. Entretanto, não se espera perigo para o desenvolvimento do feto.
Se você está grávida, pensa que possa estar grávida ou planeja engravidar, informe seu médico.
Se você está amamentando, informe seu médico. Não se sabe se SonoVue® passa para o leite materno. Normalmente, você deve interromper a amamentação por duas a três horas após o exame de ultrassom realçado com SonoVue®.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sonovue?
Como os demais medicamentos, SonoVue® pode causar eventos adversos em algumas pessoas.
Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009.
A maioria dos eventos adversos foram leves a moderados. No entanto, alguns pacientes podem apresentar eventos adversos graves e podem necessitar de tratamento.

Informe seu médico imediatamente se você perceber qualquer um dos seguintes eventos adversos graves - você pode necessitar de tratamento médico imediato:

{ "tag": "UL", "list": [ "Sinais de uma reação alérgica grave, tais como inchaço da face, lábios, boca ou garganta que pode dificultar engolir ou respirar; erupção cutânea; urticária; inchaço das mãos, pés ou tornozelos." ] }

Os eventos adversos podem ocorrer com certas frequências, que são definidas abaixo:

{ "tag": "UL", "list": [ "Muito comum: ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento;", "Comum: ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento;", "Incomum: ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento;", "Rara: ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento;", "Muito rara: ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento;", "Desconhecida: a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis." ] }

Os seguintes eventos adversos foram observados com SonoVue®:

Incomum

{ "tag": "UL", "list": [ "Dor de cabeça;", "Dormência de algumas partes do corpo;", "Tontura;", "Alteração do paladar;", "Rubor;", "Irritação da garganta;", "Náusea;", "Dor abdominal.;", "Coceira; erupção cutânea;", "Dor nas costas;", "Sensação de calor;", "Reações no local da injeção tais como dor ou sensação incomum no local da injeção;", "Aumento do nível de açúcar no sangue." ] }

Rara

{ "tag": "UL", "list": [ "Dificuldade para dormir;", "Dor ou pressão na testa, bochechas, nariz e entre os olhos;", "Visão embaçada;", "Diminuição da pressão arterial;", "Dor em geral;", "Dor no peito;", "Cansaço;", "Reação alérgica grave e menos grave (incluindo vermelhidão da pele, diminuição dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, falta de ar, perda de consciência, parada cardíaca/cardiorrespiratória, reação anafilática, reação anafilactóide ou choque anafilático)." ] }

Desconhecida

{ "tag": "UL", "list": [ "Desmaio;", "Em alguns dos casos de reações alérgicas, isquemia cardíaca e/ou ataque do coração também foram reportados em pacientes com doença arterial coronariana subjacente." ] }
Informe seu médico se algum dos eventos adversos se agravar ou se você perceber qualquer evento adverso não mencionado nesta bula.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
Qual a composição do Sonovue?

Cada mL de SonoVue® contém:

Microbolhas de hexafluoreto de enxofre 8 μL.
Uma vez reconstituído, conforme as instruções, 1 mL da dispersão resultante da reconstituição contém 8 μL de hexafluoreto de enxofre em microbolhas, equivalente a 45 μg.
Excipientes: macrogol 4000, diestearoilfosfatidilcolina, dipalmitoilfosfatidilglicerol sódico e ácido palmítico.

Cada mL de diluente contém:

Cloreto de sódio 9 mg
Excipiente: água para injetáveis.
Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Sonovue maior do que a recomendada?
Considerando que até a presente data não foram reportados casos de superdosagem, os sinais e sintomas de uma superdosagem ainda não foram identificados.
Em caso de superdosagem, o tratamento é direcionado para a manutenção de todas as funções vitais e rápido estabelecimento de terapia sintomática.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Sonovue com outros remédios?
Não há relatos de reações entre o SonoVue® e outros medicamentos. Informe seu médico se você está tomando, tomou recentemente ou irá tomar qualquer outro medicamento.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Qual a ação da substância do Sonovue (Hexafluoreto de Enxofre)?

Resultados de eficácia

Ecocardiografia

Em três estudos principais, a eficácia de Hexafluoreto de Enxofre foi comparada com a de outro meio de contraste ou a injeções salinas em um total de 317 pacientes com suspeita de doença cardíaca e delimitação das bordas do endocárdio sub ótimas em ecocardiografia em repouso sem uso de contraste.
Em todos esses estudos, a administração de Hexafluoreto de Enxofre resultou em aumentos significativamente maiores no resultado da delimitação da borda ventricular esquerda do endocárdio relativo às imagens iniciais sem contraste como resultou a administração de meios de contraste.
Em todos os três estudos, o grau de opacificação ventricular esquerda e a duração de contraste útil foi maior com a administração de Hexafluoreto de Enxofre do que com a administração de agentes de controle.

Doppler da macrovasculatura

Dois estudos examinaram o efeito de Hexafluoreto de Enxofre em um total de 359 pacientes com suspeita de doença vascular que não obtiveram um diagnóstico completo no exame Doppler sem o uso de contraste. Geralmente a administração de Hexafluoreto de Enxofre resulta em aumentos significativos do ponto de partida em qualidade global de resultado de exame de Doppler para todas as leituras fora do local em todas as doses e em todas as áreas anatômicas. A administração de Hexafluoreto de Enxofre melhorou a exatidão diagnóstica de avaliações de Doppler, isto é, aumentou o índice de concordância entre o diagnóstico de Doppler e o diagnóstico de uma modalidade de imagem de referência.

Doppler de microvasculatura

Um estudo multicêntrico examinou a eficácia de Hexafluoreto de Enxofre para produzir realce clinicamente útil de sinais de Doppler em exames da vascularização de lesões focais em órgãos diferentes, em 212 pacientes que apresentaram um exame de ecografia modo B com lesão parenquimal focal.
Neste estudo a mudança do ponto de partida na qualidade global do exame de Doppler foi estatisticamente significativa na mama e no fígado.

Caracterísitcas Farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas

Grupo farmacoterapêutico: meios de contraste para ultrassonografia.
Código ATC: VO8DA.
A adição de uma solução de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%) ao pó liofilizado seguida de agitação vigorosa resulta na produção de microbolhas de Hexafluoreto de Enxofre. As microbolhas têm um diâmetro médio de 2,5 μm, sendo que 90% possui um diâmetro inferior a 6 μm e 99% possui um diâmetro inferior a 11 μm. Cada mL de Hexafluoreto de Enxofre contém 8 μl de microbolhas. A interface entre a microbolha de Hexafluoreto de Enxofre e o meio aquoso atua como um refletor da onda ultrassônica alterando tanto a ecogenicidade sanguínea como aumentando o contraste entre o sangue e o tecido que o rodeia.
A intensidade do sinal refletido depende da concentração de microbolhas e da frequência da onda ultrassônica. Com a dose clínica proposta, Hexafluoreto de Enxofre demonstrou originar um aumento significativo da intensidade do sinal em mais de 2 minutos para a imagem da ecocardiografia em modo B e em 3 a 8 minutos para a imagem Doppler da macrovasculatura e da microvasculatura.
O Hexafluoreto de Enxofre é um gás inerte, inócuo e pouco solúvel em soluções aquosas.
Existem informações publicadas em literatura sobre a utilização do gás no estudo da fisiologia respiratória e na retinopexia respiratória.

Propriedades farmacocinéticas

A quantidade total de Hexafluoreto de Enxofre administrada em uma dose clínica é extremamente pequena (em uma dose de 2 mL, as microbolhas contém 16 μL de gás). O Hexafluoreto de Enxofre se dissolve no sangue e é expirado posteriormente.
Após a administração de uma injeção intravenosa única de 0,03 ou 0,3 mL de Hexafluoreto de Enxofre/kg (1 e 10 vezes a dose clínica máxima, aproximadamente) em voluntários sadios, o Hexafluoreto de Enxofre foi eliminado rapidamente. A meia-vida de eliminação média foi de 12 minutos (entre 2 a 33 minutos). Mais de 80% do Hexafluoreto de Enxofre administrado foi recuperado do ar expirado 2 minutos após a injeção e quase 100% após 15 minutos.
Em pacientes com fibrose pulmonar intersticial difusa a percentagem de dosagem recuperada no ar expirado foi em média de 100% e a meia-vida de eliminação foi semelhante à encontrada em voluntários sadios.

Dados de segurança pré-clínica

Os dados não clínicos não revelam riscos especiais para o ser humano, segundo estudos convencionais de farmacologia de segurança, genotoxicidade e toxicidade para a reprodução.
As lesões cecais observadas em alguns estudos de dose repetida em ratos fêmea, mas não em macacos, não são relevantes no homem em condições normais de administração.
O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Sonovue?
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Como devo armazenar o Sonovue?
Conservar em temperatura ambiente (15 a 30°C).
Após preparo, manter a dispersão de SonoVue® em temperatura ambiente por até seis horas.
Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento

SonoVue® é composto por um Kit que inclui um frasco ampola com 25 mg de pó liofilizado branco em uma atmosfera de hexafluoreto de enxofre, uma seringa preenchida com 5 mL de solução de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%) e um sistema de transferência Mini Spike Plus 6/8 R.
Após a reconstituição, SonoVue® é uma dispersão branca, leitosa e homogênea.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Apresentações do Sonovue
Pó liofilizado e diluente para dispersão injetável.
Microbolhas de hexafluoreto de enxofre 8 μL/mL.

SonoVue® é composto por um Kit que inclui:

{ "tag": "UL", "list": [ "1 frasco ampola com 25 mg de pó liofilizado em uma atmosfera de hexafluoreto de enxofre.", "1 seringa preenchida com 5 mL de solução de cloreto de sódio 9 mg/mL (0,9%).", "1 sistema de transferência Mini Spike Plus 6/8 R." ] }
Uso intravenoso.
Uso adulto.
Dizeres Legais do Sonovue
MS - 1.8037.0006
Farmacêutica Responsável:
Dra. Fabiana de Almeida Arouche
CRF-RJ nº 14.936
Importado por:
Bracco Imaging do Brasil Importação e Distribuição de Medicamentos Ltda.
Av. OL 3 200 Galpão Módulo 03 Galpão 01
Bairro: Parque Duque CEP: 25085375
Duque de Caxias/RJ
CNPJ 10.742.412/0004-01
Fabricado por:
Bracco Suisse SA
Plan-les-Ouates – Suíça
SAC:
0800 710 2100
Venda sob prescrição médica.